Pesquisar no site

Contato

Proinfolagoadevelhos
Praça João Anselmo - Nº 101- Centro

(84)3695-0140 - Ramal 31 ( Secretaria de Educação de Lagoa de Velhos/RN).

tinhakcostt@yahoo.com.br

Comentários? Postem!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novas Sugestões!

Nenhum comentário foi encontrado.

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

Ser professor nos dias de hoje é muito mais complexo, pois precisamos ver nas tecnologias uma forma de se qualificar melhor as nossas práticas pedagógicas. Compreender o conhecimento organizado e sermos capazes de transpô-los didaticamente na sala de aula. Evitando a resistência pelo desconhecimento e entender que o computador e o software educacional são mais uma ferramenta no mundo virtual. Pois uma aula ruim é ruim com ou sem tecnologia e, uma aula é boa independente do conteúdo que deve ser planejado e disponibilizado na tecnologia utilizada. Pois a qualidade está no modo que seja possível a aquisição do conhecimento pelo aluno.

A mídia deve ser adequada ao conteúdo, o professor precisa projetar o material didático e a pedagogia a ser utilizada nesse processo de ensino-aprendizagem. Por meio dessa abordagem, o uso das novas tecnologias integra novos saberes às práticas educacionais proporcionando ao professor uma maior capacidade crítica de sua ação pedagógica, possibilitando novos horizontes pelo interesse dos seus alunos.

 

Donalba Maria.

 

Sou conhecedora da importância de pesquisas, criar é renovar para assim, poder melhorar a minha prática pedagógica, com o auxílio das novas práticas sociais, onde aperfeiçoar estes dons adquiridos é de suma importância no surgimento de novos problemas, novas buscas e novos progressos. Tornando mais praticáveis as minhas aspirações, chegando a um pensamento racional e científico.

Ana Cléia Fonseca

 

Ser professora, hoje, é está aberto às novas aprendizagens é saber ouvir e refletir acerca de tudo que está acontecendo no mundo contemporâneo.

As mudanças tecnológicas estão acontecendo de forma muito rápida e nós profissionais da educação não podemos deixar de acompanhá-las. Precisamos estar inseridas nesse contexto, pois somos os maiores e melhores exemplos de aprendizagem, de buscar e de conquistas. Todo e qualquer cidadão que deseja ter um conhecimento, que sonha com um futuro promissor, ele busca na educação, ou seja, na escola, esse conhecimento. Por isso, nós somos o espelho, o grande exemplo para nossos jovens.

Hoje, considero-me uma peça fundamental nesse contexto. Devo estar sempre me inovando, buscando informações, fazendo acontecer. E as tecnologias estão aí, para nos ajudar nesse caminho, nessa árdua tarefa, mas para isso, eu preciso conhecê-las e estudá-las. Muitas vezes nos sentirmos frustrados com o mundo tecnológico, mas se escolhemos essa profissão, não devemos cruzar os braços, devemos enfrentar o novo com garra e determinação.

Nereide Maria Silva

 

Ser professor,hoje,significa estar atento as mudanças ocorridas na educação,onde as novas aprendizagens no contexto das tecnologias implica ter oportunidades de me ver como sujeito de um novo desafio,no que tange a construção de conhecimento : estudo,atualização,articulação de potencialidades entre eu(professor) e aluno.”E o aprender a aprender”.

Como professora, me sinto muito orgulhosa, uma vez que tenho conseguido fazer um trabalho satisfatório, contribuindo sempre para o bem comum. Mesmo neste contexto atual em que se encontra a educação brasileira ainda consigo obter êxito na minha profissão, pois procuro compreender  as necessidades dos meus alunos, aproximar-me do universo deles refletindo sobre o sentindo que eles podem dar aos conhecimentos dentro das circunstâncias humanas nas quais estão vivendo. Sinto-me vitoriosa podendo preparar o jovem para participar de uma sociedade complexa como a nossa que requer aprendizagem autônoma  e contínua ao longo da vida.
O professor de hoje deve ser capaz de diagnosticar situações complexas, de tornar decisões adaptando-as à realidade de ensino e ser capaz de recriar e melhorar as suas próprias ações sendo o principal protagonista da concretização educacional, e isso nós procuramos desenvolver da melhor forma possível, as vezes ficamos desestimuladas com o novo quadro o qual se encontra a educação, mas procurando entendê-la de forma dinâmica e de acordo com a evolução humana favorecemos determinados processos de aquisição do conhecimento.
Certamente,um dos problemas de nossa educação é que ela     valoriza muito os processos racionais e pouco os procedimentos intuitivos, artísticos e criativos, por isso procuramos sempre criar uma nova forma, uma nova consciência  que conduz a um mundo novo, alargando as fronteiras do raciocínio humano , que revelam o valor, a dignidade de cada ser e sua capacidade de transcendência.
Procuro está sempre me atualizando, principalmente na área de informatização para poder acompanhar os avanços tecnológicos, pois é fundamental que cada professor independente de sua área de atuação possa conhecer as potencialidades e as limitações pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias que podem ser complementadas com recursos não tecnológicos. 

 Raimunda Ednalva Ribeiro

 

É impossível discordar de alguns pensadores da sociedade tecnológica e da aprendizagem, quando afirmam a necessidade de um novo perfil para o profissional da contemporaneidade com especial relevância para os profissionais e sistemas educacionais. Tendo em vista os desafios que estes enfrentam.

São tantas as mudanças sociais, culturais, econômicas e educacionais, que a nós enquanto professores precisamos buscar ininterruptamente diversos modos de atualização, para proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagens aos nossos alunos.

A formação cidadã desses alunos é de grande nossa responsabilidade, enquanto seu(a) professor(a) aqui e agora. Portanto, preparar os discentes para uma alfabetização com letramento em eterno processo de transformação do conhecimento para resolução de problemas práticos da vida pessoal, social e profissional.

E nesse contexto, o professor deve incluir-se cada vez mais, como também, o seu aluno na sociedade da aprendizagem, aproveitando assim, das enormes possibilidades de transformar a Educação usando essas funções.

Francisca Ribeiro de Lira

 

É ser pai, mãe, psicólogo, amigo, cantor, dinâmico e muito saudável e responsável para o resultado ser positivo.

Marineide Teixeira

SER PROFESSOR NOS DIAS DE HOJE É ENFRENTAR GRANDIOSAS BARREIRAS PARA QUE POSAMOS CONTRIBUIR NA SOCIEDADE EM UM MUNDO MELHOR, NÃO BASTA TER VÁRIAS FORMAÇÕES E FORMAÇÕES E NÃO TER RESPONSABILIDADE COM A PROFISSÃO E COM SIGO MESMO PORQUE ESTAMOS FORMANDO PESSOAS QUE VÃO SER OS FUTURO DA NOSSA NAÇÃO.

JOSÉ ROBERTO DE LIMA

 

Nos dias de hoje, nos deparamos com vários avanços da Ciência e de conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Isso exige de nós educadores a constante busca por um aprendizado por novos conhecimento e desenvolvimento de diferentes modos de obter informações atualizadas, de nos comunicar, de ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Pois não há como prever quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e inserir-se no mundo do trabalho daqui a alguns anos. O desafio atual do sistema educacional é formar, efetivamente, os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na seleção de informações para ajudar a resolver problemas da vida e do trabalho. Nós precisamos preparar nossos alunos para utilizar os sistemas culturais de representação do pensamento que marcam a sociedade com novas formas de letramento ou alfabetização.

Maria Aparecida da Silva Lisboa

Ser professor é está dentro dos pré-requisitos da atualidade, procurando sempre se encaixar no mundo atual, buscando sempre se inovar cada vez mais, inclusive, para atender as nossas metodologias de ensino. Vimos que com as tecnologias e as formações continuadas é de extrema necessidade a nós professores, pois o nosso conhecimento se renova a cada formação, e com isto, faz-nos ser eternos aprendizes.

Maria Aparecida da Silva

 

Em minha opinião, é que ser professor sempre foi e sempre será muito difícil, mas no momento de hoje, está tornando-se cada vez mais raro ser professor. Porque no passado era exigida leitura e escrita e conta (cálculos), já formada sem dar oportunidade do aluno pensar e refletir e dar sua opinião. Hoje, não está sendo aceito essas condições, o professor está atuando mais como aluno do que mesmo professor, porque ele está sempre aprendendo com o aluno, em relação o uso da tecnologia digital, porque o aluno está disponível as informações enquanto o professor não tem tempo de assistir ou ler as noticias, porém todo tempo o professor é para planejar aula, fazer curso de capacitação na área que atua, deixando de lado o avanço e o uso de novas tecnologias. No passado, era privilégio para  uma pessoa ser professor, era conhecida como  uma vocação, feito com amor e respeito; hoje é classificado como uma profissão qualquer, pouco valorizada e visto com maus olhos, caindo toda responsabilidade em cima de nós professores.

Maria Lourdes da Silva

 

Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar e muito, aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos. A profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc.

É difícil dizer-se professor hoje em dia, devido à grande complexidade da sua função. Atualmente, o professor além de ter que saber lidar com os saberes, com a tecnologia e as implicações pedagógicas, também se depara com a complexidade social da escola para todos, de uma sociedade que ainda não sabe qual a verdadeira função da mesma.  Uma vez que as exigências e cobranças à escola e ao professor são muitas demasiadas e incoerentes com o contexto social que atualmente se apresenta.

            Neste contexto, procuro manter-me atualizada, acompanhar os progressos tecnológicos e suas aplicabilidades pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem.

Para esta nova realidade que a suposta sociedade da aprendizagem nos apresenta, faz-se necessário repensar a prática pedagógica, uma vez que as novas tecnológicas estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, logo à escola também precisa oferecer novas maneiras de alfabetização, capazes de desenvolver as capacidades e competências cognitivas.

 Juracilene Damascena de Oliveira

 

O professor de hoje, é viver em constante adaptação, a cerca de seu modo de ver e analisar as coisas, pois nossos discentes estão cada vez mais, tomando consciência do seu papel na sociedade e, isto implica que nós mantenhamos mais e mais informados para que assim possamos fazer fluir, o saber, não o dado, a informação, o puro conhecimento. Ser mediador é viver intensamente o seu tempo com consciência, sabedoria, informação e sensibilidade. Sou professora que busca mais conhecimento, para que eu possa saber lidar com os saberes tecnológicos e que as implicações pedagógicas nos apresentam. Vejo que preciso estar constantemente melhorando as minhas práticas junto aos meus alunos, por isso considero-me uma “amante” da aprendizagem e do conhecimento que é lento, mais prazeroso.

Joelma Ferreira Mafra Sousa

 

Sabemos que existem muitas preocupações, como também, expectativas diante deste contexto, ao ser, hoje, professor. Enfrentamos todos os dias, alunos totalmente distintos e precisamos ter o conhecimento para diagnosticar e saber lidar individualmente com tais dificuldades trazidos ao decorrer de sua vida estudantil. Como citado por Antônio Nóvoa, nós, professores manejávamos nossas didáticas a partir de nossos saberes, em base no que tínhamos e, perante a demais livros, isto no passado, hoje, temos que não só enfatizar o que sabemos como ingressarmos neste ramo tecnológico que pode nos ajudar a desenvolver vários métodos de ensino, tornando-os proveitosos e mais fáceis o entendimento em qualquer disciplina.

Maria Ivanilza da Silva

 

O professor é o mediador do conhecimento. Desse conceito, toda prática pedagógica deve ser norteada. Ser professor na atualidade requer o domínio de inúmeras habilidades, em especial, das novas tecnologias, que vem no bojo da informática. Todavia, as dificuldades que o educador enfrenta para dominar as novidades tecnológicas que surgem a cada dia e é um desafio a ser superado e a nossa participação (professores) em formação continuadas, pois devemos ter um enfoque no domínio das novas mídias. Desse modo, levando o educando a uma melhor qualidade de ensino e ocorrendo de fato, a aprendizagem e novas metodologias de ensino.

Jonas Carvalho de Lira

 

 

Um bom professor deve está sempre  buscando formação; assim tornando-se  um eterno aprendiz. Como professor  aprendiz  busco a cada dia capacitar-se para novas tecnologias.

Luciano Enedino Mafra

 

O professor, hoje, é viver em constante busca de novos aprendizados, dinamizar os conhecimentos com alunos e colegas, vivenciar as mudanças do mundo e utilizá-las no nosso cotidiano como em sala de aula, sendo mais amiga, mãe, enfim, inserir nosso papel como professora mediadora de conhecimentos.

 Leniara Regina da Cruz Basílio

 

Ser  professor vai muito além do mero repasse do conteúdo.Não basta ter apenas o domínio do conhecimento das disciplinas;é preciso saber lidar com os avanços tecnológicos dentro e fora da escola.Como professor encontro-me em busca desta prática dentro e fora .Pois; um bom aprendiz não pode  deixar de estar sempre aperfeiçoando-se.

Donivaldo Sousa Silva

 

A nossa profissão nos faz ser eternos aprendizes, é estar sempre nos aprimorando no nosso dia-a-dia, adquirindo cada vez mais conhecimentos, porém estar se capacitando sempre para darmos o melhor na nossa prática, procurando acompanhar a evolução do tempo neste mundo globalizado. Vimos que se esse elo, professor-aluno-conhecimento, juntos poderemos adquirir o NOVO, porque estamos sempre em busca de novas aprendizagens, onde  cada vez mais, aprender e nunca esquecer de ser dinâmico e amigo.

 Ana Christiane Cavalcanti Bezerra

 

Ser professor, hoje, é estar em busca de novos conhecimentos, pois atualmente a tecnologia está muito avançada e não podemos brincar de faz de conta. O professor ao decidir e assumir essa carreira, ele assume um papel muito importante na sociedade, como também, no seu ambiente educacional.

 Leila Regina

 

Falar da docência é falar das várias profissões que transpõem e se sobrepõem a esta. Enquanto professores... Somos mágicos, ao fazermos malabares com diversas situações que atingem nossa imagem e a vida pessoal. Somos atores, somos atrizes, que interpretam a vida como ela é, sentimos e transmitimos emoções ao conviver com tantas performances. Somos médicos, ao receber crianças adoentadas pela miséria, pela falta de tempo da família, pela carência de tempo de viver a própria infância. Somos psicólogos, ao ouvir as lamentações advindas de uma realidade dura, que quase sempre nos impede de agir diante do pouco a se fazer.

Anselmo Accioly Francisco Ferreira

Ser um professor é ter o privilégio de transmitir alguns dos conhecimentos que buscou ao longo de sua existência, é ser humilde e reflexivo com os seres humanos, de ouvi-los, compreendê-los, analisar e buscar estratégias para o conhecimento das pessoas para elas tornarem-se aptas para o mercado de trabalho, para a vida na cidade como cidadãos com culturas diversificadas na sociedade.
 

Joaquina Ferreira da Silva

 

 SER PROFESSOR HOJE EM DIA NÃO É TAREFA FÁCIL, POIS VIVEMOS EM UM MUNDO GLOBALIZADO ONDE AS TRANSFORMAÇÕES ACONTECEM COTIDIANAMENTE. E NÓS ENQUANTO PROFESSORES PRECISAMOS ESTAR NOS RECICLANDO, NOS CAPACITANDO SEMPRE E EM TODAS AS ÁREAS.  SOMOS MEDIADORES DE CONHECIMENTOS  E HABILIDADES E ACIMA DE TUDO FORMADORES DE OPINIÕES.
 

FRANCISCA JOELMA VITÓRIA

 

Ser professor aprendiz é viver uma batalha cada dia, é tentar ser respeitável em situações diversas, é batalhar em uma guerra, é ser padre, médico e poeta... Eu como professor me sinto tentada a acompanhar esse mundo louco de correria, onde os valores estão muito confusos, nem sempre acompanho mais vou continuar tentando.

Eloiza Fereira da Silva

Ser professor hoje é estar sempre em busca de novos conhecimentos, pois como estamos vivendo em um tempo onde a tecnologia está no auge, não podemos brincar de faz de conta, e sim procurar se capacitar para poder ensinar aos alunos. E eu, como professora aprendiz que sou estou procurando aprender a cada dia, pois, só assim, serei capaz de fazer com que meus alunos também aprendam.

Maria da Conceição dos Santos

 

O que é ser professor hoje?É uma tarefa muito difícil, ou melhor, árdua, pois hoje o professor tem que está sempre se capacitando para melhorar seus conhecimentos, saber utilizar as tecnologias e está sempre se atualizando enquanto docente. Quem sou eu (professor) neste contexto? Que está sempre em busca do novo, apesar das dificuldades apresentadas, mas sabendo que hoje é impossível ser professor e não utilizar das novas tecnologias.
 

Maria das Vitórias Silva Ferreira

 


Devido ao grande fluxo de informações tecnológicas encontradas em nossa atualidade, podemos acompanhar, como também, afirmar que somos professores capazes de nos inteirarmos melhor em nossa didática educacional e apresentar em nossos planos de aulas mais positivistas e nas diversidades encontradas nos portais de mídias, entre outros. Entretanto, podemos enriquecer nosso material e darmos qualidades ao processo de ensino-aprendizagem. Saímos do tempo, que a tecnologia que tínhamos em nosso ambiente, era uma simples “maquinha de escrever”, onde nos contentávamos com tais letrinhas, mas o mundo tecnológico abrangendo aceleradamente e ganhando grande espaço no mercado, ou seja, enfrentamos todo dia uma nova tecnologia, onde frustadosamente temos à necessidade de acompanhar, caso não, ficaremos esquecidos no tempo, abdicados ao uso do nosso quadro e giz, embora passando-nos a fechar para uma realidade que transporta uma “janela” importante para o mecanismo da informática na educação digital.

Josefa Luiza da Silva

Ser professor, hoje, é ser especialista que domina sua prática em todas as áreas, pensando e repensando no campo de atuação. Criando situações que propiciam ao aluno a participação ativa e aprendizagem significativa. Precisa conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar e entender as implicações de seu uso. Mas ser aprendiz mediante as situações inovadoras que me apresentam na prática como educadores, observando que, as ciências, as artes e a tecnologia, a cada dia surgem com novas demandas para os professionais e, por isso, novas aprendizagens se impõem. Isso significa que o processo de aprendizagem precisa ser contínuo. Devemos nos preparar para aprender para assumirmos uma postura de abertura e de indagação sobre a própria prática.

Ellis Rejane Barreto

 

O professor é um eterno aprendiz. Ser professor no mundo atual é estar a todo instante revendo sua prática pedagógica e sempre participando de formação continuada. Uma vez que, o conhecimento não é algo pronto e acabado. Ele se inova a cada momento. O professor antes era considerado o dono do saber, porém esta concepção errônea e que hoje se tornou arcaica, pois o professor é um profissional limitado que precisa estar se capacitando sempre, pois o conhecimento nunca se acaba, a cada momento surge um novo desafio.

Anailton Fernandes de Oliveira

 

Ser professor, hoje, nos atuais momentos atualizados, vem-se pondo em questionamentos, que o papel do professor está cada vez mais difícil de realizar atividades que não seja complexidade diante a contextualização das mudanças e com as novas tecnologias avançadas. Pois o professor além de se atualizar, é de seu dever, organizar-se dentro desse contexto atual no mundo globalizado, é muito difícil no meu ponto de vista, cumprir esse nosso papel do professor, pois nas mudanças atuais, há também, mudanças no desempenho do professor na sala de aula. Quando conseguem cumprir seu desenvolvimento ensino-aprendizagem aos alunos na escola.

Joana Darc Lopes

No momento atual, ser professor é uma grandiosa e difícil missão. Com a globalização do mundo, os avanços tecnológicos e as mudanças sociais penetraram de uma forma muito repentina, talvez um pouco brusca na escola. A família esqueceu o seu verdadeiro papel e responsabilizou a escola, principalmente os professores pela responsabilidade que era e continua sendo deles, os pais. E assim temos que enfrentar a rebeldia e a falta de limites das crianças. Nas décadas passadas o professor era responsável pelos saberes e era uma figura respeitada pelos alunos e pela sociedade em geral. Hoje, não somos vistos, não somos respeitados, muito menos valorizados. Ser professor hoje é enfrentar e lidar com a grande diversidade da sociedade, a complexidade social e o altíssimo avanço das tecnologias.

O professor é um organizador de conhecimentos, formador e transformador de opiniões. O professor ao decidir e assumir essa carreira, ele assume um papel muito importante na sociedade, o qual pode definir, e/ou mudar a vida de alguém.

Nesse contexto social sinto-me responsável por muitas outras pessoas. Sou um elo entre as informações, o conhecimento e meus alunos, pois juntos podemos adquirir saberes, conhecer o novo, formar oponiões, transformar alguns pensamentos e ajudar o outro a tomar decisões.

Sei que tenho a missão de transmitir um pouco do meu saber para os alunos e mostrar o mundo real que vivemos, ou seja, a sociedade a qual fazemos parte.

Luciene Félix da Silva

 

Sou uma professora que teve todo seu estudo efetivado em supletivo desde os anos iniciais, até o superior, que ocorreu em regime especial e hoje sou submetida às formações continuada, também aligeiradas e atropeladas, porque tem que se cumprirem metas e prazos. E sou uma pessoa que gosto de estudar, mas são muitas as formações que você tem que conciliar com o seu trabalho que muitas vezes é uma jornada tripla e isso acaba tirando a qualidade de vida que é importante para todos. Somando ainda com a defasagem salarial, e desvalorização profissional baixando a autoestima no que diz respeito à busca de novos conhecimentos. Vale salientar que o professor precisa estudar continuamente para oferecer um ensino de qualidade e garantir o seu espaço no mercado de trabalho.

Segundo Noronha (2001) O professor hoje está diante das mais variadas funções, que a escola pública tem que responder que estão além de sua formação. Muitas vezes esses profissionais são obrigados a desempenhar funções de agente público, assistente social, enfermeiro, psicólogo entre outros. Tais funções contribuem para um sentimento de desprofissionalização e de perda de identidade profissional, da constatação de que ensinar às vezes não é o mais importante.

Nízia Fonseca

 

Ser professor hoje é fundamental planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo e as novidades de aprendizagem conectadas, à distância, só assim avançaremos de verdade e poderemos falar de qualidade na educação e de uma nova didática tecnológica.

No contexto que se refere ao meu perfil, sou uma educadora que estou sempre busca de novas técnicas de aprendizagem, através das novas tecnologias, pois se o profissional de hoje não procurar sempre se atualizar, vai chegar o dia que o mesmo pode ficar sem nenhum aluno em sua sala. E para que isso não aconteça nos educadores temos sempre que buscar novos meios para que possamos deixar o tradicional ensino fora de nosso contexto atual.


 Edna Francisca da Silva Costa

 


Ser professor nos dias de hoje é lidar com a diversidade e com a complexidade dos saberes. Hoje como professora aprendiz que sou, estou em constante busca por novos saberes.


 

Maria Cleonice da Silva

 

O perfil do professor vem mudando consideravelmente nas últimas décadas. O professor de hoje não pode mais trabalhar apenas com o conhecimento em suas variadas formas. Atualmente ele lida ainda com a construção constante do conhecimento e com as novas tecnologias tão comuns na sociedade. O professor de hoje também é um profissional que precisa trabalhar com seus alunos na perspectiva de sua inserção numa sociedade contextualizada também na visão tecnológica.     

          Ser professor hoje requer uma maior disponibilidade profissional em buscar novas maneiras de aprender e de construir o conhecimento; requer do profissional mais qualificação.

         Do professor de hoje também se espera certo conhecimento tecnológico e a exploração adequada do mesmo em favor da construção do conhecimento. Cabe a cada um de nós, professores/profissionais da educação que somos buscar estas conquistas tão necessárias a realização dos objetivos profissionais a que nos comprometemos e nos dispusemos.

         É fundamental que o professor busque sua qualificação e seu aperfeiçoamento constante para que possa está sempre atuante em sua sala de aula e dessa forma proporcionar a inclusão social de seus alunos. 

         Nos professores temos um compromisso ainda maior com o nosso aluno. Esse compromisso é o de direcioná-lo na busca consciente e sistematizada de informações para que o mesmo possa construir seu próprio conhecimento e de tal maneira intervir significativamente na sociedade na qual está inserido.

         Para atingir estas e outras metas as quais nos disponibilizamos é necessário que tomemos consciência de que devemos ser sempre aprendizes dispostos a discutir e a contribuir com a construção desse novo perfil de professor agente de uma da sociedade do conhecimento, onde se faz necessário um novo tipo de letramento, o tecnológico.

Jósé Ubertan Luiz Alves

Quem sou como professor e aprendiz? O professor hoje é muito mais aluno do que professor. Além de todas as mudanças, tão debatida, na qual a sociedade tem passado: a rapidez com que ao conhecimento se transforma a globalização dos conhecimentos, as descobertas científicas, as crises econômicas e políticas, as catástrofes naturais em fim, tudo divulgado quase em tempo real. O professor está sendo cobrado em atualizar-se, participando de vários cursos de atualização simultaneamente. Sem falar da necessidade de pesquisas sobre as teorias da aprendizagem que quase diariamente trás novidades na mídia, que apoia quem critica tais pensadores. Hoje não se concebe mais um planejamento baseado apenas em livros didáticos sem recorrer aos referenciais, que são vários. Com tudo não podemos esquecer a cibercutura uma nova forma de conhecimento que rebaixa um grande número de professor a condição de “analfabeto” e eleva a condição dos alunos. Isso tudo me faz lembrar uma frase muito utilizada em apresentação de professor principalmente em discurso de primeiro dia de aula “eu estou aqui para aprender com vocês”, hoje realmente essa realidade se apresenta.
 

Maria do Livramento

 

Ser professor, primeiro é amar sua profissão “professor” e acreditar numa educação de qualidade e renovar a cada dia seus conhecimentos. Enquanto ao professor aprendiz é sempre ser um pesquisador e inovar continuamente sua metodologia que favoreçam ao aluno novos conhecedores no processo de ensino e aprendizagem; o professor será sempre um eterno aprendiz, porque estará sempre se capacitando e renovando seus saberes procurando fazer cursos de formação continuada, pois o sistema educacional está sempre se renovando e temos que buscar melhorias para nossa prática docente, como também, ingressarmo-nos nas novas tecnologias para não ficarmos para trás diante do mundo moderno e tecnológico que renasce a cada dia.

Sandra Maria Moura Costa da Silva

 

Ser professor é algo muito gratificante é ter a capacidade de provocar ou despertar os conhecimentos dos seus educandos. E enquanto aprendiz é está aberto ao diálogo, e pesquisa e a inovação da sua prática pedagógica procurando estratégias de como lidar com situações que irão favorecer no tocante a aprendizagem dos educandos; levando em conta que o professor sempre será um eterno aprendiz, porque ele não pode parar de estudar, se capacitar, refletir, enfim, para exercer um bom trabalho e ter êxito na sua profissão, ele tem que buscar melhorias para encaminhar sua prática pedagógica.

Anailde Fernandes de Oliveira