Pesquisar no site

Contato

Proinfolagoadevelhos
Praça João Anselmo - Nº 101- Centro

(84)3695-0140 - Ramal 31 ( Secretaria de Educação de Lagoa de Velhos/RN).

tinhakcostt@yahoo.com.br

Comentários? Postem!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novas sugestões!

Nenhum comentário foi encontrado.

 

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

 Atividade 1.1

 O texto relata as mudanças sociais-culturais na educação e economia, diante disso, as novas tecnologias entram com força total no nosso cotidiano, tendo em vida a necessidade da nossa profissão em uma atualização continua, onde novas tecnologias de informação e de comunicação na educação estão à frente nos dias de hoje.

Nossa sociedade é caracterizada por uma aprendizagem constante com rapidez e abrangência de informações, tendo em vista que a realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e de pessoas que coloca para a escola novos desafios.

Grupo: Leniara Regina e Ana Christiane

           Não existem desafios tecnológicos para os alunos, o que ainda existe e uma resistência por parte de alguns educadores no compromisso de introduzir a seus acervos as tecnologias que são propostas.  A clareza com que os resultados de aprendizagem sobrepõem na pratica educacional estão frequente no cotidiano dos alunos um celular de ultima geração que está presente uma Lan Houser que se encontra em todas as esquinas a informação que a mídia traz faz com que a maioria dos nossos alunos já esteja avançada no campo tecnológico.  A prática educacional com as novas tecnologias aplicadas na sala de aula vão ter um avanço de conhecimento e uma nova cultura aplicada às novas gerações e um mundo com uma cultura mais flexível e uma prática com inovação de aprendizagem.

         Nossas crianças vivem em uma era de informação, mas ao mesmo tempo existe um fracasso de aprendizagem nas estatísticas educacionais.  O que está acontecendo de errado? O acesso às informações esta rápido.  Mas com tanta informação e preciso uma competência cognitiva onde as pessoas precisam adquirir um olhar possível critico sobre tudo que e possível achar e ler principalmente navegando na internet. A aprendizagem deve ser internalizada não mais por repetições. Essa nova cultura de aprendizagem ira ocorrer quando o perfil do aluno e professor mudar completamente.  Principalmente no que diz respeito a currículo escolar exigindo novas funções dos docentes e discentes com profunda mudança de mentalidade no processo de ensino aprendizagem. Esse será o novo desafio a ser enfrentado por nossos sistemas educacionais, dessa maneira, tanto saber não fracassará mais ao tentar aprender.

 

Sandro Neves e Raimunda Ednalva

 

ATIVIDADE 1.1

A constante busca de aprendizado, produção e gestão de conhecimentos e, também, desenvolvimento de diferentes modos de obter informações atualizadas, de nos comunicar, de ensinar e criar melhores condições de aprendizagens para nossos alunos.

O uso de novas tecnologias e que provocam transformações na maneira de pensar e de nos relacionar com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor.

Os sistemas culturais de representação do pensamento que marcam a sociedade contemporânea. Aprender continuamente, ao longo da vida na sociedade.

Grupo: Marineide Teixeira e Leila Regina

 

ATIVIDADE 1.1

O texto aborda a necessidade e a relevância das novas tecnologias na escola, e no meio social, e no meio social onde vivemos.

Vivemos numa sociedade, onde o aprendiz deve buscar o conhecimento de forma, continua e rápida, pois as tecnologias e as informações vêm acontecendo de forma acelerada e sem não acompanharmos ficaremos para trás.

Hoje, as grandes empresas buscam profissionais com alto nível de conhecimento tecnológico e cultural, os quais possam desempenhar papéis importantes e que possam acima de tudo produzir e gerar lucros as referidas empresas.

Portanto, para que nossos jovens possam ter esse perfil e sentir-se inseridos nesse novo contexto social é necessário que estejam letrados e alfabetizados, bem como aberto as novas mudanças cotidianas. Para isso acontecer é necessário a educação como um todo, esteja comprometida com o ensino-aprendizagem dos nossos jovens, buscando a qualificação e o conhecimento.

                     GRUPO: Nereide Maria Silva

 

 

ATIVIDADE 1.1

No século XX foi o período que nasceu completamente a educação e no século XXI entrou a s novas tecnologias na educação, em especial na informática, surgiram no século XX, todavia, somente no século XXI, que estas se tornaram essenciais na prática educativa e todos os responsáveis pela educação das crianças, jovens e adultos devem participar ativamente na busca destas aprendizagens dos educandos.

Estamos na chamada era do conhecimento, que pelo o próprio nome já define, conhecimento é poder, é diferencial. E cada vez mais a sociedade volta os seus olhos para a educação, o professor contemporâneo é responsável pela mediação do conhecimento para tanto, o mesmo é responsável pelo domínio da informática e da melhoria da sua prática, para os seus alunos. Desde modo, os preparando para uma sociedade que requer o domínio das mesmas e  tornando apto ao mercado de trabalho.

Grupo: Alan Carvalho e Nilza Fonseca

 

ATIVIDADE 1.1

Diante do estudo do texto, entendemos que a contextualização é indispensável a liberdade de pensar, não como simples diversão ou deleite individual, mas como condição para a organização do nosso pensamento teórico e especulativo, destinado a exercer sempre sobre o próprio contexto da nossa vida social/escolar, isto é, os costumes e modos de comportamentos, o influxo, a inspiração  e o estímulo para revisar é reconstruir. Sendo também indispensável a liberdade de organização diante dos nossos objetivos de vida de forma autônoma e pluralista no uso das  ideias do nosso saber tecnológico , dentro da transversalidade, onde este tem ocupado um extremo espaço em nosso currículo escolar, tanto no papel de educando que estamos quanto no de educadores que somos. Sabendo-se que o educador deve ser um eterno aprendiz.

E graças aos meios de comunicações somos informados sobre os acontecimentos do mundo, quase no mesmo instante que ele ocorre. Mas diante de tudo isto, precisamos considerar até que ponto nossos alunos são ou não produtos de um mundo, dominado pela comunicação. Até que ponto os avanços tecnológicos contribuem para a elevação do se u nível educacional? De que forma utilizá-los para melhorar o nível de ensino? Quais os efeitos dos esmos nos educandos. Pois, em alguns momentos podem se constituírem através para formação dos discentes, por outro lado representam poderosos aliados no que diz respeito a divulgação de informações, podendo ser canalizados dentro do contexto escolar. Cabendo à nos formadores de opiniões orientar esta aprendizagem no sentido de capacitá-los para criticar a informações recebidas de maneira construtiva e contextualizada dentro de sua formação escolar, com embasamento  no seu conhecimento de mundo, dentro das práticas sociais de leitura.

            Concluímos que sempre que passamos por períodos de liberdade de expressão, imaginação e observação, explodem a riquezas de conhecimento, abrem novos horizontes a uma suprema aventura na busca do novo, dentro da “Nossa Infância Científica”, é assim, que consideramos o nosso conhecimento tecnológico dentro de um novo mundo contextualizado e globalizado.

Grupo: Maria Ivanilza e Ana Cléia

 

Atividade 1.1

Em nossos dias atuais não temos como negar, que houve uma transformação tecnológica, em nossas vidas. E estas são vistas em todos os campos como, por exemplo, ocorre na educação, na cultura.

Fazendo com que profissionais de diversas áreas tenha que acompanhar o desenvolvimento tecnológico se qualificando, aperfeiçoando e buscando acompanhar a dinâmica imposta pela transformação tecnológica, caso não o façam corre o sério risco de ficarem ultrapassados no tempo, fazendo com que se tornem inúteis.

Autoria:

Anailde Fernandes e Maria Aparecida Lisboa 

 

 

ATIVIDADE 1.1

No mundo que vivemos, hoje, o conhecimento acontece de maneira muito veloz. Antigamente era muito difícil as informações chegarem a tempo. Mas, agora é o contrário, são tantas informações que quase não damos conta de distinguir a maioria. O professor como mestre do saber deve está sintonizado a todo tempo nos novos conhecimentos surgidos, ou seja, nas novas tecnologias. Não é obrigatório o professor saber de tudo, mas se faz necessário que o mesmo saiba utilizar toda ferramenta existente no nosso meio como forma de aprendizagem.

Grupo: Anailton Fernandes e Juracilene Damascena

 

Atividade 1.1

 A escola se percebendo não mais a única transmissora do saber, necessitando incluir-se de vez à comunidade do conhecimento.

Com profissionais se desapegando dos saberes cristalizados, buscando novos conhecimento e formas de relacionamentos com as pessoas, objetos e o mundo em geral.

Como professora, imersa na nova estrutura de trabalho que nos apresenta a realidade, em processo de ensino e de aprendizagem.

Com uma postura a prática de ensino em constante reflexão frente ao desafio de formar com autonomia e responsabilidade para aprender permanente.

GRUPO: Donalba Maria e Francisca Ribeiro

 

ATIVIDADE – 1.1

 

            A realidade do mundo, na atualidade, requer um novo perfil de profissional e de cidadão que coloca para a escola novos desafios.

            Hoje, no cotidiano há situações que demandam o uso de novas tecnologias e que provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionar com pessoas, com objetos e com o mundo ao redor.

            De acordo com o texto acima citado, hoje na atual realidade que nos educadores vivemos, temos sempre que  buscamos meio na internet, pois as novas tecnologias estão trazendo, novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas. Os professores, em qualquer curso presencial, precisam acima de tudo aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora.

 

Grupo: Edna Francisca e Maria Aparecida

 

ATIVIDADE 1.1

A realidade do mundo, na atualidade, requer um novo perfil de profissional e de cidadão que cidadão que coloca para a escola novos desafios. Mais do que nunca, o desafio da educação continua sendo tornar o estudante competente para que possa ler e entender aquilo que está registrado no mundo, nas diferentes situações de comunicação e nas diferentes  tarefas de interlocução em que, como cidadãos, estamos inseridos. Precisamos formar alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e que saibam também, aprender e aprender ao longo da vida.

A educação significa um processo de formação do sujeito ao longo de toda a vida, buscando a autorrealização, a compreensão do mundo físico e social e principalmente a participação para a transformação do meio social.

Embora a competência técnica dos profissionais da educação seja indispensável par ao desenvolvimento de um  trabalho educativo de qualidade, de nada adiantará se, ao lado não estiver presente  um efetivo compromisso de todos os membros da comunidade escolar, de modo a garantir-lhe um direito inalienável: o de participar de  um processo educativo de qualidade.

 

Grupo: Sandra Moura e Ellis Rejane

 

ATIVIDADE 1.1

Estamos vivendo um mundo inteiramente tecnológico e que a cada dia renascem com novas descobertas, melhorias que nos faz estar envaidecidos por acompanharmos esta nova era. Antigamente tínhamos conhecimento somente de uma “máquina de escrever”, achávamos que isto iria nos acompanhar por muito tempo. Mas, vejamos como seria o nosso mundo sem as tecnologias trazidas neste ramo atual? _ Ficaríamos esquecidos e ultrapassados na área tecnológica que, hoje, traz informações do mundo todo em uma simples tela de um computador, celular com internet, sem contar, com a mais nova tecnologia em 3D, a mais cogitada no mercado, onde podemos ver e sentir sensações como se fosse estar no mesmo filme assistido.

Vimos que as formações continuadas trazidas ao nosso município são de grande valia aos nossos professores, porém só  faz enriquecer em nossa área pedagógica e na sua grade curricular. Contudo, nesta 2ª etapa juntos com as TICs vamos ganhar grande espaço no ramo educacional, onde poderemos infiltrar as tecnologias nas escolas com os laboratórios para os professores utilizarem as novas tecnologias e fazer aulas mais expositivas aos nossos alunos, onde os mesmos podem fixar melhor o conteúdo com esta nova didática, usando as mídias eletrônicas.

Todavia, nós, professores temos a necessidade de nos aprofundarmos nas mudanças que vê surgindo atualmente, porque somos eternos aprendizes aos estudos, inclusive, para darmos uma boa qualidade nas aulas administradas em nossa sala de aula. Enriquecendo mais nossos planos de aulas, deixando-os mais dinâmicos e saibamos buscar diferentes fontes, portais, onde estes nos mostrem diversidade para abrangermos em demais assuntos. Temos em nossas mãos futuros que só dependem da nossa contribuição e nossos saberes para um futuro brilhante, por isso, fazemos em nosso dia-a-dia malabares para que futuros jovens não se desviem da sua jornada estudantil e, que juntos possamos mudar a história da “Educação no Brasil” sabemos que cada um plantando sua semente, colheremos juntos bons frutos nesta nova esperança educacional.

Grupo: Joana Darc e Joelma Mafra

 

Ensinar ficou diferente?

        

         A sociedade moderna vem passando por diversas modificações no tocante a produção do conhecimento e a sua aquisição. A algumas décadas passadas a produção do conhecimento se dava de forma lenta e bastante passiva, o que de certa forma facilitava sua aquisição a quem a ele tivesse o acesso.

         Com o advento das novas tecnologias o conhecimento e a sua aquisição se democratizou de maneira rápida a muito facilitada.

         Atualmente é difícil imaginar que um jovem estudante, um adolescente ou até mesmo grande parte dos adultos não tenham acesso a uma fonte de informação como um computador, por exemplo.

         Mas a grande questão da atualidade: “ é como usar tais ferramentas a favor da escola de forma que as mesmas possam tornar-se instrumentos de aprendizagem e auxiliem o professor na construção e sistematização do conhecimento?”

         É de suma relevância que o professor se dê conta do seu papel neste novo conceito de sociedade; a chamada sociedade da aprendizagem.

         Essa nova sociedade requer do indivíduo uma capacidade cada vez maior de aprender e apreender e assim interagir de forma mais consciente com outros indivíduos.

         São inúmeras as situações cotidianas nas quais o ser social tem que interagir com as tecnologias para poder usufruir de todas as possibilidades que são colocadas a seu favor. Exemplos simples como sacar o pagamento do mês, pagar uma conta de água, luz e até mesmo ouvir uma música em um sistema de mídia ilustram bem estas situações.

         O profissional em  educação é um ator importante neste novo cenário descrito. É ele o profissional que atua diretamente com essa nova geração que, diferente da sua, conhece e interage de forma muito eficiente com tais tecnologias. É competência desse profissional, nessa sociedade de aprendizes, tomar  também si esse domínio e transformá-lo em conhecimento na sala de aula desempenhando assim  papel social da escola.

Autoria: José Ubertan

 

ATIVIDADE 1.1 

Diante dos grandes avanços  tecnológicos que a cada dia se inova e transforma a vida das pessoas, é que a escola hoje está inserida num mundo globalizado, permitindo o enriquecimento do ensino e aprendizagem dos educando. O professor cada vez mais está sendo obrigado a procurar contatos com as tecnologias para que possam desenvolver com segurança as exigências solicitadas pelos educandos.

Nesta perspectiva, os novos desafios que nos foram impostos é que estamos sempre planejando, organizando situações que potencializem a aprendizagem dos alunos, utilizando-se do uso das tecnologias. Com isso, não significa que o educador deva saber de tudo sobre a utilização desses avanços. A utilização desses avanços é um processo, já que ambos estão aprendendo, ensinando uns aos outros, descobrindo limites e a potencialidade de cada um. A utilização dessas tecnologias representa uma grande oportunidade de descoberta e de incentivo a aprendizagem, a aquisição do conhecimento.   

Autoria: Maria Cleonice da Silva Carneiro

 

 

Atividade. 1.1 

 Queremos dizer que a sociedade hoje vive momentos de conceito que e ou parece contrario ao senso comum do ponto de vista da aprendizagem. Deixando cada vez mais pessoas com dificuldade para aprender tudo àquilo que a sociedade exige delas, o que em forma educacional costuma ser interpretado como um grande fracasso escolar. Que a escola terá alguns avanços, sim mais em nossa opinião não esta sendo bem utilizado vindo atender a demando do alunado levando o a procurar fora da escola outros meio que venha satisfazer seus desejos de descoberta da tecnologia do meio “assim contribuindo para o abaixo índice de leitura e de aprendizado dos alunos, levando o grande fracasso escolar; podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estender-se cada vez mais na historia pessoal e social, tornando uma educação obrigatória impondo uma aprendizagem ao longo de toda  a vida, inclusive levando a que muitos espaços de lazer sejam dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal.

Nunca teve tantas pessoas aprendendo coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual.

Grupo: Maria de Lourdes e Josefa Luiza

 

Proinfo integrado
Tema: Tecnologias de informação e comunicação na educação

A realidade atual se caracteriza pela rapidez com que as transformações acontecem, encontramos no nosso cotidiano situações que demandam o uso de novas tecnologias provocando mudanças na nossa maneira de pensar e de nos relacionar com as pessoas e com o mundo ao nosso redor. Não restam dúvidas de que nos dias de hoje a utilização das novas formas de interação atende as necessidades dos alunos, a tecnologia tornou-se útil ao aprendizado dos alunos, pois o seu desconhecimento vem gerando no mundo o mesmo tipo de exclusão que sofre o analfabeto na sociedade, pois como vivemos num mundo letrado o habito de ler se faz necessário. Com a explosão da era tecnológica vivencia-se um período revolucionário, em que as tecnologias vão além dos computadores e das inovações na área de telecomunicações. Contudo mudanças estão ocorrendo em todas as áreas, sejam econômicas, sociais, culturais, políticas, religiosas, e até mesmo filosóficas.
Para o docente que vê nas tecnologias uma forma de qualificar melhor suas práticas pedagógicas, é fundamental enxergar a realidade principalmente lutar contra o discurso neoliberal paralisante que domina o meio educacional. É preciso conhecer as políticas equivocadas que fazem parte da história e da utilização da informática na educação no Brasil. Em outras palavras as novas tecnologias têm sido apontadas como elementos definidos dos atuais discursos sobre o ensino nos mais diferentes espaços, nos mais diversos textos sobre educação.

Grupo: Francisca Joelma e Roberto Lima

 

 

atividade 1

A escola hoje é muito mais do que ensinar a ler, escrever saberes matemáticos, a criança chegar muito sedo a escola e sai muito mais velho que saia antes, sendo necessário um currículo escolar muito mais flexivo para atender a necessidade do aluno durante as fases da vida a qual se encontra. Além de “tentar” suprir as necessidades impostas pela mudança do social, que é sempre muito urgente, não dá tempo da escola se adaptar a uma situação, essa já tem passado. Diante dessa realidade, acredito que não é papel da escola tentar acompanhar as ondas mais planejar currículo mais abrangente que supra a necessidade e comporte as mudanças sociais e quanto ao professor não há o que discutir se a escola tem que ser mais abrangente o professor preciso se capacitar para atender a essa necessidade, sem esquecer, no entanto que a traria e para melhorar a prática de sala de aula que é sua função.
 

Eloiza Ferreira

Ativ. 1.1 Mariadolivramento

Reflexão

A escola com certeza não tem acompanhado as mudanças da sociedade em alguns aspectos, contudo esse “atraso” é muito mais visível no que se referem as dos sistemas da representação do conhecimento. Não está havendo coerência entre os saberes oferecidos pela escola, saberes exigidos pela sociedade e muito menos com o que o aluno quer aprender. A escola não está sabendo sintetizar o seu papel fundamental que é introduzir o aluno no mundo social, cultural e científico. Com a mudança contínua de que a sociedade está passando, essa defasagem pode ser um grande responsável pelo fracasso escolar, uma vez que o currículo da escola não desperta o interesse da sua clientela, ou deixa a desejar em seu papel real que preparar o aluno para a vida. Como professor, tenho feito o possível para oferecer aos meus alunos o melhor possível. No entanto, não posso negar que assim como vejo a escola, muitas vezes me vejo perdida sem saber bem o que fazer em determinada situação de alfabetização. Vendo assim a necessidade de formação continuada para o professor que lhe dê respaldo teórico, que direcione sua prática pedagógica possibilitando aumento na qualidade de suas aulas por conseqüência na aprendizagem de seus alunos.

 

 

 

     Atividade 1.1

 

     No meio em que vivemos hoje não pode ficar de fora do mundo da tecnologia, pois a mesma oferece muitas informações para ensiná-lo e para aprendê-lo, são muitas as diversidades, as formas de aprendizagem através dos meios da tecnologia sinto a necessidade de ter um laboratório de informática na escola para trabalhar com o alunado; mas muito já foi mudou, o nosso aluno tem contato com a informática e o conhecimento é bem mais avançado. O desafio é bom, pois aprender mais e mais é sempre bom.

Maria das Vitórias

Atividade 1.1

A sociedade que estamos inseridos, requer dos cidadãos um conhecimento avançado no campo social e profissional. Somos sugados pelos avanços desenfreados da tecnologia. A cada dia enfrentamos situações que exigem novos conhecimentos tecnológicos, novas dimensões, novos desafios e assim somos provocados a buscar novos conhecimentos, novas concepções.
Diante dessas mudanças a escola vem sentindo dificuldades, pois não dispõe da tecnologia apropriada para atender aos anseios dos alunos. E ainda muitos dos professores não têm acesso e o conhecimento tecnológico para atender a demanda das crianças. Algumas escolas foram contempladas com laboratórios há poucos anos e mesmo tendo recebido o tão esperado laboratório, não funciona. O mais impressionante em tudo isso, com tantas mudanças que somos desafiados a seguir, muitos dos nossos colegas professores não se sentem provocados para conhecer o novo e adquirir novas competências para renovar sua prática de ensino e poder acompanhar os avanços dos alunos, pois estes estão informados das mudanças dos meios tecnológicos e sentem-se desmotivados pela prática de ensino. Analisando esse quadro é necessário renovarmos o nosso perfil e a forma mais prática é conhecermos e fazermos parte dessas mudanças que a sociedade está inserida.
A nossa prática já não interessa aos alunos, eles demonstram desinteresse pelas aulas, trabalhos, pelo que falamos e fazemos. É preciso mudarmos nossas concepções, como também as concepções do aluno. É chegada a hora de concebermos uma nova cultura de aprendizagem para podermos reaprender a ensinar e mostrarmos ao aluno as competências necessárias para a aquisição, interpretação, análise e compreensão das informações para se ter uma boa comunicação.
Partindo desse pressuposto, sinto-me desafiada a aprender mais, adquirir novos conhecimentos. A mudança de perfil em sala de aula só se dará a partir de novas concepções de aprendizagem e esta acontecerá ao longo da vida.
 

Luciene felix e Ivanilde Felix

Atividade 1.1

O curso tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as tecnologias de informação e comunicação (TIC), é com certeza uma forma de mostrar ao professor que no mundo de hoje, onde a tecnologia está presente em toda parte e que a maior parte dos alunos estão sempre em contato com a mesma, é de fundamental importância que o professor esteja preparado, capacitado para lidar com as TICs na escola, pois, caso contrário os alunos irão procurá-la fora da escola.

Maria da Conceição
 

 

Lagoa de Velhos/RN